Pular para o conteúdo principal

O poder de uma máquina CNC


Você sabe o que significa a sigla CNC?


Comando numérico computadorizado, controle numérico computadorizado (português brasileiro) ou controlo numérico computorizado (português europeu) (sigla CNC, do inglês Computer Numeric Control) é um sistema que permite o controle de máquinas, sendo utilizado principalmente em tornos e centros de usinagem.

Permite o controle simultâneo de vários eixos, através de uma lista de movimentos escrita num código específico (código G).
O "Comando" funciona como um sistema operacional dos computadores desktops, gerenciando uma máquina a CNC, e possibilitando a comunicação com o operador/programador.

Durante a segunda guerra mundial houve a necessidade da produção de peças de alta precisão, e larga escala de produção. Por esse motivo foi desenvolvido na década de 1940 o NC (controle numérico) criado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que evoluiu posteriormente para o CNC. Com isso atingiu-se o objetivo com peças complexas e de grande precisão, especialmente quando associado a programas de CAD/CAM.  fonte: Wikipedia.




Nos dias de hoje uma máquina CNC é utilizada para produzir praticamente tudo, de moldes para injeção, peças, móveis, brinquedos, prototipagem entre outros.

Estas máquinas são essenciais em empresas de diversos seguimentos, sendo comum vê-las nos lugares mais inusitados, como empresas  de costumização automotiva, industrias médicas, empresas de brinquedos, artesanato e muito mais.

Com nivel de globalização atual, tem surgido diversos amantes deste tipo de tecnologia, que desenvolvem e fabricam as suas próprias máquinas CNC dentro do conceito "DIY" (que vem do termo inglês - Do It Yourself  ou faça você mesmo).




Existem projetos que surgiram em plataformas colaborativas (Crowdfunding) e estão se tornando máquinas produzidas em série e podem serem montadas em casa, em apenas algumas horas.
Várias pessoas ao redor do mundo, estão criando produtos de consumo e comércio, utilizando este tipo de maquinário, seja elas máquinas profissionais ou simples máquinas caseiras.

Um grande exemplo em uso de máquinas CNC para a criação de produtos de consumo é a empresa Grovemade, que desenvolve cases para Ipad e Iphone utilizando bambú e madeira de reciclagem.




No site Instructables é possível encontrar diversos projetos de construção de máquinas CNC, os projetos são detalhados e incluem fotos, referências de peças mecânicas e eletrônicas, dicas de montagem, utilização e muito mais.






O crescimento de máquinas "Diy" é tão grande que atualmente também se estende para a criação de pequenas impressoras 3D.
Bom, mas isso é assunto para um próximo post.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Esteira Transportadora

Esteira Transportadora industrial. Projeto de estudo realizado no Autodesk Inventor 2012.
Aqui, pude fazer o uso das ferramentas "Frame Generator" e recurso de criação de soldas, através do comando "Weld" do Inventor. A adição destes comandos, agrega informações nas folhas de detalhamento do projeto e também auxilia no calculo de orçamento final.
É extremamente interessante, ver como estas ferramentas simplificam o trabalho de projetar e testar algo que se tenha em mente.













</ iframe>





Plataforma Elevatória

Projeto de plataforma elevatória de base estática, para elevação de cargas, para carregar ou descarregar grandes veículos ou caminhões. O projeto foi criado, levando-se em consideração pequenas empresas, onde não há disponibilidade de grandes equipamentos, como por exemplo uma empilhadeira.



Um equipamento como este, seria capaz de realizar o serviço de carga e descarga, de produtos de grande peso, como tambores, caixas e outros tipos de mercadorias, elevando-os de uma base para outra.


Imagem renderizada da plataforma. 


A intenção do projeto é diminuir grande parte do esforço humano, usado durante esse tipo de trabalho, fazendo que a força de flexão seja feita pela máquina.
Na etapa seguinte, será estudado a análise de resistência máxima da plataforma, através do uso da ferramenta de análise de stress do Inventor 2012.


Vídeo com a análise de movimento da plataforma.



</ iframe>




Cálculo de engrenagem e simulação dinâmica

Cálculo de transmissão por engrenagem dentada, realizado no Inventor, com intuito de estudar o movimento de engrenagens e suas relações, para adição posterior em outros projetos.
Para este estudo, criei duas engrenagens dentadas de diâmetros diferentes, usando o comando "Synchronous Belt", que cria engrenagens e correias sincronizadas.






Posteriormente realizei o estudo de simulação dinâmica, realizando a aplicação de restrições de movimento e juntas necessárias, aplicando rotação de 3200 rpm e torque de 400 mNm
A simulação dinâmica é capaz de simular o movimento das engrenagens em tempo real.


Veja o vídeo: