Pular para o conteúdo principal

Introdução ao COMSOL Multiphysics 4.4


A versão 4.4 do COMSOL Multiphysics traz uma nova interface COMSOL Desktop® avançada e intuitiva para usuários do Windows®, uma ferramenta completamente nova para a configuração de modelos multifísicos e outras melhorias na experiência do usuário. Todos os usuários se beneficiarão das funcionalidades como o método de seleção hover-click, ferramenta de busca com auto-completar para variáveis, geometrias primitivas definidas pelo usuário, comandos if/else na árvore do modelo para a criação condicional de geometrias, exportação de malhas no formato de arquivo NASTRAN®, manipulação das unidades de tempo nos solvers. Além da nova interface do usuário, há melhorias na funcionalidade nos produtos adicionais.

Novas capacidades e características incluem métodos mais rápidos para contato mecânico e radiação de calor, 165 materiais magnéticos não lineares adicionais, uma interface integrada para a simulação de aquecimento por laser, um método eficiente para resolver interações partícula-campo e fluído-partícula, solvers de otimização adicionais para otimização dimensional e topológica, e grandes melhorias na conservação de massa e energia em escoamentos.

Assista este seminário para uma exibição ao vivo que mostrará a você como se beneficiar ao máximo usando novas funcionalidades como o Ribbon, o nó Multiphysics, procura baseada em texto e a conveniente funcionalidade seleção em um clique na janela Graphics. O seminário online será concluído com uma sessão de perguntas e respostas.




Apoio blog 2dprojetos.blogspot.com






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Esteira Transportadora

Esteira Transportadora industrial. Projeto de estudo realizado no Autodesk Inventor 2012.
Aqui, pude fazer o uso das ferramentas "Frame Generator" e recurso de criação de soldas, através do comando "Weld" do Inventor. A adição destes comandos, agrega informações nas folhas de detalhamento do projeto e também auxilia no calculo de orçamento final.
É extremamente interessante, ver como estas ferramentas simplificam o trabalho de projetar e testar algo que se tenha em mente.













</ iframe>





Plataforma Elevatória

Projeto de plataforma elevatória de base estática, para elevação de cargas, para carregar ou descarregar grandes veículos ou caminhões. O projeto foi criado, levando-se em consideração pequenas empresas, onde não há disponibilidade de grandes equipamentos, como por exemplo uma empilhadeira.



Um equipamento como este, seria capaz de realizar o serviço de carga e descarga, de produtos de grande peso, como tambores, caixas e outros tipos de mercadorias, elevando-os de uma base para outra.


Imagem renderizada da plataforma. 


A intenção do projeto é diminuir grande parte do esforço humano, usado durante esse tipo de trabalho, fazendo que a força de flexão seja feita pela máquina.
Na etapa seguinte, será estudado a análise de resistência máxima da plataforma, através do uso da ferramenta de análise de stress do Inventor 2012.


Vídeo com a análise de movimento da plataforma.



</ iframe>




Cálculo de engrenagem e simulação dinâmica

Cálculo de transmissão por engrenagem dentada, realizado no Inventor, com intuito de estudar o movimento de engrenagens e suas relações, para adição posterior em outros projetos.
Para este estudo, criei duas engrenagens dentadas de diâmetros diferentes, usando o comando "Synchronous Belt", que cria engrenagens e correias sincronizadas.






Posteriormente realizei o estudo de simulação dinâmica, realizando a aplicação de restrições de movimento e juntas necessárias, aplicando rotação de 3200 rpm e torque de 400 mNm
A simulação dinâmica é capaz de simular o movimento das engrenagens em tempo real.


Veja o vídeo: