Pular para o conteúdo principal

Braço mecânico robótico- AutoDesk Inventor 2012

É realmente impressionante ver o que se pode fazer com softwares como o Autodesk Inventor 2012.
Confiram esse vídeo de um braço mecânico, projetado e modelado por mim, utilizando o programa citado acima.
Quero agradecer a todos os amigos e pessoas que estão visitando o meu blog e por todos os comentários feitos por aqui e através de e-mail. O número de visitas, está crescendo de forma surpreendente, á medida que outras pessoas estão tomando conhecimento dos trabalhos e estudos postados aqui.
Enfim, continuem comentando, compartilhando, dando sugestões e visitando o blog.
Assim que puder, posto novos projetos.

Comentários

Vinicius Passos disse…
Oi, como vai?!
Meu projeto do curso prevê a construção de um polidor de pedras preciosas e usamos como estrutura um braço mecânico.
Gostei muito do seu projeto e se aproxima muito do q queremos fazer. No entanto tenho algumas dúvidas: Seu primeiro braço se move já na base e o segundo, produz movimento como? Vc colocou aquelas as polias sobre as 4 engrenagens e quando as 2 inferiores se movimentam as polias reagem e o segundo braço se move? É isso?
Vc não acha melhor fazer um eixo inteiro, atravessando todo o espaço entre os braços e fosse inteiro engrenado? Daí não seria necessário 2 servos motores?

Obrigado desde já.

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Esteira Transportadora

Esteira Transportadora industrial. Projeto de estudo realizado no Autodesk Inventor 2012.
Aqui, pude fazer o uso das ferramentas "Frame Generator" e recurso de criação de soldas, através do comando "Weld" do Inventor. A adição destes comandos, agrega informações nas folhas de detalhamento do projeto e também auxilia no calculo de orçamento final.
É extremamente interessante, ver como estas ferramentas simplificam o trabalho de projetar e testar algo que se tenha em mente.













</ iframe>





Plataforma Elevatória

Projeto de plataforma elevatória de base estática, para elevação de cargas, para carregar ou descarregar grandes veículos ou caminhões. O projeto foi criado, levando-se em consideração pequenas empresas, onde não há disponibilidade de grandes equipamentos, como por exemplo uma empilhadeira.



Um equipamento como este, seria capaz de realizar o serviço de carga e descarga, de produtos de grande peso, como tambores, caixas e outros tipos de mercadorias, elevando-os de uma base para outra.


Imagem renderizada da plataforma. 


A intenção do projeto é diminuir grande parte do esforço humano, usado durante esse tipo de trabalho, fazendo que a força de flexão seja feita pela máquina.
Na etapa seguinte, será estudado a análise de resistência máxima da plataforma, através do uso da ferramenta de análise de stress do Inventor 2012.


Vídeo com a análise de movimento da plataforma.



</ iframe>




Cálculo de engrenagem e simulação dinâmica

Cálculo de transmissão por engrenagem dentada, realizado no Inventor, com intuito de estudar o movimento de engrenagens e suas relações, para adição posterior em outros projetos.
Para este estudo, criei duas engrenagens dentadas de diâmetros diferentes, usando o comando "Synchronous Belt", que cria engrenagens e correias sincronizadas.






Posteriormente realizei o estudo de simulação dinâmica, realizando a aplicação de restrições de movimento e juntas necessárias, aplicando rotação de 3200 rpm e torque de 400 mNm
A simulação dinâmica é capaz de simular o movimento das engrenagens em tempo real.


Veja o vídeo: