Pular para o conteúdo principal

Protótipo de pinça mecânica- parte 1

Estou projetando um protótipo de braço robótico articulado, semelhante ao utilizado em indústrias de produção automatizada.
O projeto ainda não está todo finalizado, mas entre esta e outra partes, já tenho concluído quase que por completo, uma das partes principais, que é a pinça articulada.
É com ela, que o braço mecânico, pode realizar trabalhos semelhantes a uma mão humana.
Pesquisei sobre robótica e braços robóticos e pude ver que a mecânica destas máquinas não é tão complexa, o que torna complicado pra quem não tem conhecimento (como eu por exemplo), seria a parte de eletrônica.
No mais, a robótica de algumas máquinas, se assemelha um pouco a de máquinas "CNC", com um diferencial de trabalharem com programação fixa, pois realizam tarefas repetitivas.
Vejam imagens da pinça.


Toda a modelagem da peça, foi realizada no Inventor, utilizando construção de blocos, que facilita a criação, dimensionamento e entendimento total toda peça. 






Comentários

Anônimo disse…
Muito bom trabalho, Daniel.
Parabéns pelo esforço!

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Esteira Transportadora

Esteira Transportadora industrial. Projeto de estudo realizado no Autodesk Inventor 2012.
Aqui, pude fazer o uso das ferramentas "Frame Generator" e recurso de criação de soldas, através do comando "Weld" do Inventor. A adição destes comandos, agrega informações nas folhas de detalhamento do projeto e também auxilia no calculo de orçamento final.
É extremamente interessante, ver como estas ferramentas simplificam o trabalho de projetar e testar algo que se tenha em mente.













</ iframe>





Plataforma Elevatória

Projeto de plataforma elevatória de base estática, para elevação de cargas, para carregar ou descarregar grandes veículos ou caminhões. O projeto foi criado, levando-se em consideração pequenas empresas, onde não há disponibilidade de grandes equipamentos, como por exemplo uma empilhadeira.



Um equipamento como este, seria capaz de realizar o serviço de carga e descarga, de produtos de grande peso, como tambores, caixas e outros tipos de mercadorias, elevando-os de uma base para outra.


Imagem renderizada da plataforma. 


A intenção do projeto é diminuir grande parte do esforço humano, usado durante esse tipo de trabalho, fazendo que a força de flexão seja feita pela máquina.
Na etapa seguinte, será estudado a análise de resistência máxima da plataforma, através do uso da ferramenta de análise de stress do Inventor 2012.


Vídeo com a análise de movimento da plataforma.



</ iframe>




História do SolidWorks e sua Evolução Mundial

O que é o SolidWorks®? SolidWorks é um software de CAD (sigla que significa – Computer-Aided Design), desenvolvida pela SolidWorks® Corporation. 


Quem é Jon Hirschtick?Jon Hirschtick é um desenvolvedor de software CAD, nascido em Chicago, U.S., estudou e recebeu graduação de Bacharel no MIT. Hirschtick fundou a SolidWorks Corporation em 1993 usando 1 milhão de dólares que ele ganhou enquanto era um membro da MIT Blackjack Team.



Quando começou em 1993, a primeira coisa que o engenheiro, Jon Hirstick fez, foi selecionar um grupo de engenheiros que para construir uma companhia de Software CAD que pudesse dar intuitividade e facilidade aos usuários finais.
Eles fizeram isso desenvolvendo o primeiro CAD 3D que seria executado na plataforma do Windows, sem a necessidade de um hardware pesado para rodar o programa.

Assim a primeira versão do SolidWorks® foi lançada no mercado.
O software foi um sucesso e recebeu muitos elogios por ser fácil de ser usado.
Isto foi o suficiente para despe…