Pular para o conteúdo principal

Contrata-se Projetistas!



O mundo está sempre em constante evolução e a partir de agora trata-se de uma viagem sem volta!

Nos séculos passados, o mundo viveu a era da revolução industrial, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Nos dias atuais a grande novidade é a revolução tecnológica.

Os jovens de hoje estão se tornando milionários com as suas criações e um mundo novo está sendo desenhado dia após dia.
Mas por ironia do destino, é possível notar que os jovens de hoje despendem de muito menos força e suor, para conseguir feitos bem mais grandiosos do que os seus antecessores do passado.
Para ter um bom exemplo basta relembrar das histórias de Nicola Tesla, Thomas Edison, e muitos outros genius que revolucionaram o mundo.

Mas o que projetistas tem a ver com isso tudo?

É tudo muito simples!

Existem vários projetos e estes mesmos projetos borbulham a todo instante na cabeça de pessoas consideradas como “gênios loucos”.

Mas ninguém pode fazer tudo sozinho, caras como Larry Page, Sergey Brin, não teriam criado o Google e todos os subprodutos desta mega empresa, apenas atuando dentro das suas garagens, após definir a ideia inicial, eles contaram com ajuda de vários engenheiros, técnicos e com o feedback dos seus usuários.

Por mais que tudo já pareça ter sido criado, sempre surgirá algo novo e inimaginável, no mundo da metal mecânica isso não é diferente.



O mundo atual reverencia as pessoas criativas.

Todo projeto necessita de operadores criativos para o seu desenvolvimento.
Atualmente existe uma onda de empresas que estão ganhando espaço dentro do movimento Maker.

O Movimento Maker é uma extensão clara da cultura “Faça-Você-Mesmo” ou, em inglês, Do-It-Yourself (ou simplesmente DIY).

Uma empresa situada no seguimento Maker, é basicamente um laboratório que fornece todo o suporte de estrutura para que os desenvolvedores projetistas, possam desenvolver os seus produtos ou experimentos, sem precisar adquirir máquinas de alto custo como impressoras 3D, máquinas CNC, cortadoras a Laser entre outros equipamentos.

Sempre que um Maker decide fazer algum produto, ou mesmo uma empresa que decida criar algo experimental, é sempre necessário ter um desenho ou um projeto para dar o ponta pé incial e compartilhar as ideias com colaboradores ou mesmo com os possíveis investidores.

É neste ponto que uma "cara" criativo e com habilidades será sempre reverenciado por ter esta qualidade.

Portanto, se você está pensando em algo novo ou revolucionário, talvez seja interessante entrar de cabeça e aperfeiçoar as suas habilidades e ter a oportunidade de colaborar em diversos projetos diferentes, ter novas experiências ou mesmo ser um prestador de serviços neste seguimento.

Eu mesmo sem conhecer sobre o movimento Maker, já vendi vários projetos para pessoas interessadas em produzir algo mais em conta para a sua empresa ou negócio, ou para profissionais que não tem "tempo" para sentar no computador e passar horas na tentativa de projetar uma peça ou equipamento.



Como ser um Projetista?

Existem vários cursos e muitas empresas dedicadas a este ramo, cursos técnicos ou profissionalizantes.

É sempre importante ter em mente o nível de conhecimento que se deseja adquirir, ou em qual software você deseja se especializar.
Dependendo que você deseja, é possível aprender em casa pela internet, através de livros, ou mesmo através da tentativa do erro e acerto.

Particularmente eu sou da opinião de que se você sabe o que você quer, você não precisa necessariamente ir a uma faculdade para aprender isso, mas conhecimento e um diploma é sempre bom e geralmente é o que mais conta aqui no Brasil.


Segue alguns locais onde você pode ter mais informação.
Nota: Caso você leitor saíba de alguns curso ou escola, por favor conte-nos a sua experiência abaixo nos comentários.


Comentários

Nilton Pessanha disse…
Boa tarde! Vocês conhecem o programa Blender 3D? Software livre e poderoso (www.blender.org), open source e que cada vez mais é usado na indústria.

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Esteira Transportadora

Esteira Transportadora industrial. Projeto de estudo realizado no Autodesk Inventor 2012. Aqui, pude fazer o uso das ferramentas "Frame Generator" e recurso de criação de soldas, através do comando "Weld" do Inventor. A adição destes comandos, agrega informações nas folhas de detalhamento do projeto e também auxilia no calculo de orçamento final. É extremamente interessante, ver como estas ferramentas simplificam o trabalho de projetar e testar algo que se tenha em mente.

Plataforma Elevatória

Projeto de plataforma elevatória de base estática, para elevação de cargas, para carregar ou descarregar grandes veículos ou caminhões. O projeto foi criado, levando-se em consideração pequenas empresas, onde não há disponibilidade de grandes equipamentos, como por exemplo uma empilhadeira. Um equipamento como este, seria capaz de realizar o serviço de carga e descarga, de produtos de grande peso, como tambores, caixas e outros tipos de mercadorias, elevando-os de uma base para outra. Imagem renderizada da plataforma.  Projeto e arquivos disponíveis no CGTrader: https://www.cgtrader.com/3d-print-models/hobby-diy/mechanical-parts/plataforma-elevatoria-3d-projeto-3d-model A intenção do projeto é diminuir grande parte do esforço humano, usado durante esse tipo de trabalho, fazendo que a força de flexão seja feita pela máquina. Na etapa seguinte, será estudado a análise de resistência máxima da plataforma, através do uso da ferramenta de análise de stress do In

História do SolidWorks e sua Evolução Mundial

O que é o SolidWorks®? SolidWorks é um software de CAD (sigla que significa – Computer-Aided Design), desenvolvida pela SolidWorks® Corporation.  Quem é Jon Hirschtick? Jon Hirschtick é um desenvolvedor de software CAD, nascido em Chicago, U.S., estudou e recebeu graduação de Bacharel no MIT . Hirschtick fundou a SolidWorks Corporation em 1993 usando 1 milhão de dólares que ele ganhou enquanto era um membro da MIT Blackjack Team. Quando começou em 1993, a primeira coisa que o engenheiro, Jon Hirstick fez, foi selecionar um grupo de engenheiros que para construir uma companhia de Software CAD que pudesse dar intuitividade e facilidade aos usuários finais. Eles fizeram isso desenvolvendo o primeiro CAD 3D que seria executado na plataforma do Windows, sem a necessidade de um hardware pesado para rodar o programa. Assim a primeira versão do SolidWorks® foi lançada no mercado. O software foi um sucesso e recebeu muitos elogios por ser fácil de ser usado. Isto foi